domingo, 12 de outubro de 2014

PINA COMEÇA A SER CONVOCADO: AS RUAS E OS RIOS DO MIRI COMEÇAM A CONVOCAR O EX-PREFEITO DE IGARAPÉ-MIRI, ROBERTO PINA, PARA A ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE 2014


ISRAEL FONSECA ARAÚJO - Professor



Antes de a Justiça Eleitoral definir os prazos e as regras para a Eleição Suplementar a ser realizada em Igarapé-Miri, depois da cassação do prefeito e do vice, Ailson do Amaral e Edir Corrêa (DEM, PSD - respectivamente), já é grande a movimentação de bastidores na política miriense; inclusive fonte confiável informou ao Poemeiro do Miri que o ex-prefeito Roberto Pina já vem sendo sondado por articuladores para possíveis alianças eleitorais. A fonte citou nome de político forte da terra já estaria "namorando" Roberto, talvez com esse fim.


(Roberto Pina Oliveira (PT), durante discurso à frente do Governo da Participação Popular)




(Roberto Pina (PT), com lideranças comunitárias da "região do Açaí", dentre as quais a sindicalista Lindalva Costa (à esq.), a atual presidente do PT em Igarapé-Miri, Marta Santos (à dir.) e o sociólogo Édson Antunes (de chapéu vermelho).

Mesmo sem essa movimentação de bastidores, já se houve muito nas casas comerciais, campos de futebol pelada, arenas da cidade, mercados, nos rios, nos freteiros e em escolas (para citar alguns) enunciados do tipo: "agora é o Pina, vamos colocar o Pina de novo lá..." (de um professor) ou então: "já demo uma chance pro homem, mas não deu certo, agora vamo colocar o Pina de volta" (um cidadão, em uma casa comercial). É o povo que começa a mandar seu recado os políticos: está na hora de se apresentarem as pessoas que poderão (poderiam) concorrer à vaga de prefeito(a) de Igarapé-Miri.

Roberto Pina governou Igarapé-Miri entre 2009 e 2012, período em que a cidade e demais áreas de Igarapé-Miri receberam muitos investimentos e há quem garanta que, ao sair, Pina teria deixado mais de 30 milhões em dinheiro para Igarapé-Miri, em virtude de convênios a assinar com entes do governo federal. Dentre as obras e demais conquistas mirienses da gestão de Roberto Pina podem ser citadas (apenas umas):

1 - construção de prédios públicos para algumas secretarias municipais (Educação, Saúde e Assistência Social, p. ex.); 
2 - construção da Orla da Marambaia (beira do rio Igarapé-Miri, na Matinha);
3 - construção de duas pontes em concreto para as ruas Pe. Vitório e Rui Barbosa (bairro da Matinha);
4 - construção de passarelas em concreto na Vila Maiauatá; construção da Academia da Saúde;
5 - pavimentação da Rua Lauro Sodré, no bairro da Cidade Nova; parceria no asfaltamento de diversas ruas de Igarapé-Miri (parceria com o governo de Ana Júlia Carepa-PT);
6- construção, pelo governo do estado, de dois "trapiches", sendo um em Vila Maiauatá e um na sede do município (Terminal Hidroviário Vice-Prefeito "Manoel da Silva Santos");
7 - construção da cobertura metálica para o Centro Cultural "Açaizão", anexo ao Estádio Bianor Palheta;
8 - construção de diversos prédios escolares para atendimento da clientela escolar miriense;
9 - aquisição de vários ônibus para o transporte escolar;
10 - retirada do município do CAUC, cadastro que reúne municípios inadimplentes junto ao governo federal (nos primeiros vinte meses de sua gestão).

Depois de 2013 o município voltou a ficar inadimplente e não pôde mais celebrar convênios, nem receber verbas de transferências voluntárias. Além disso, obras que ficaram em andamento e que somavam bem mais de um milhão de reais foram morrendo aos poucos (Orla da frente da cidade, entre Coronel Vitório e Sesquecentenário; Academia da Saúde, no Perpétuo Socorro; Unidade Materno-Infantil, na Praça Sarges Barros; Mercado Municipal "Miguel Tourão Pantoja" (complexo de feiras e mercados, obra do governo do estado do Pará); convênios na área de desenvolvimento econômicos etc.).

Esses dados, comprováveis através da consulta a documentos da Prefeitura e nos ministérios do governo federal (p. ex.), levam grande parte do povo miriense a comparar o que se fez, na gestão Pina, e o que se fez - ou não se - fez, na gestão "Pé de Boto". Some-se a isso o fato que que, durante o mandato "Governo da participação Popular", servidores públicos recebiam seus vencimentos de maneira bastante regular e concurso público foi realizado (e nomeações foram feitas, segundo critérios técnicos, via de regra). Considerando-se que grande parte da movimentação econômica miriense (em comércios e outras casas do ramo) se dá com sustentação nos vencimentos desses servidores, é possível entender porque muitos servidores públicos e pessoas que lidam com vendas venham a sugerir a volta de Pina ao comando da prefeitura local.

Ontem mesmo este blog pontuou a possibilidade de o ex-prefeito ser um dos candidatos a governar Igarapé-Miri (matéria PREFEITURA DE IGARAPÉ-MIRI: PROCURA-SE GENTE CORAJOSA, COMPETENTE E DETERMINADA PARA "ESQUENTAR" UMA FAMOSA CADEIRA DE PREFEITO(A)). Nela, Poemeiro já afirmava que Pina "vem sendo considerado por muitos como 'a saída' para arrumar as estruturas administrativas mirienses. Pina foi de longe o melhor prefeito que Igarapé-Miri teve desde os anos 1980 e é visto como eficiente articulador de conquistas para Igarapé-Miri. A listagem de obras, serviços e demais conquistas de seu governo (2009-2012) levaria boas páginas e tempo para escrever. É a grande incógnita desse período de articulações que antecedem a campanha eleitoral a surgir no Miri, daqui há um mês, mais ou menos."

O tempo dirá se essas "conversas" de rua têm algum fundo de verdade ou não; mas o povo já disse que não quer saber de muita conversa em Igarapé-Miri: se não se agradar da gestão (ainda que esse desagrado seja fundamentadamente discutível), a população mostra nas urnas a sua reprovação.

Tenho dito e digo mais ainda.

Feliz dia das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário